Descendo a Serra

Hamilton Oliveira (Fofão da Serrinha)

Hamilton Oliveira (Fofão da Serrinha)

 Cavaco e Voz

Sobrinho Neto de Silas de Oliveira, começou como cavaquinista no Projeto Tocando a Vida, foi integrante da Orquestra de Cordas Dedilhadas do Conservatório Brasileiro de Música, foi, por muito tempo, cavaquinista da Império do Futuro, viajou pelo Brasil na turnê do cantor Marcelo D2, participou das temporadas do Jongo da Serrinha, gravou o DVD do bloco Bangalafumenga e atualmente acompanha a Velha Guarda do Império Serrano.

Como vocalista, já cantou com personalidades como Dudu Nobre, Dona Ivone Lara, Xangô da Mangueira, Arlindo Cruz, Wilson Moreira, Dorina, Luciane Menezes e Fundo de Quintal

>>

Claudio Brito

Claudio Brito

Percussão Geral

Percussionista e Cavaquinista, nasceu na Cidade Alta - Cordovil, subúrbio do Rio de Janeiro. Filho do grande percussionista de renome internacional Ovídio Brito, seguiu o ofício do pai.

Claudio teve seu primeiro contato com o samba na extinta escola Independentes de Cordovil, integrou o grupo afro Aquatune e o bloco carnavalesco da Barriga, onde tocava cavaquinho.

Grande conhecedor dos instrumentos do samba, teve seu conhecimento ampliado com sua passagem pelo Jongo da Serrinha, onde teve seu primeiro contato com o Caxambú. Quando se junta talento, conhecimento e versatilidade, o resultado é um dos melhores percussionistas da atualidade. Seu jeito único de tocar já gerou trabalhos com artistas como: Luciane Menezes, Xangô da Mangueira, Arlindo Cruz, Leci Brandão, Emílio Santiago, Mr. Catra, Maria Rita, Alcione, Celso Fonseca, Luiz Melodia, Hamiltom de Holanda, Marcelo D2, Paulinho Mosca, Gal Costa, Preta Gil, Ana Costa, Caetano Veloso, entre outros.

Também tocou com artistas estrangeiros como Paulo Flores (cantor angolano), Tito Paris (Cabo-verdeano) e Roberto Isaías (moçambicano). 

Participou da turnê de Maria Bethânia com a cantora cubana Omara Portuondo, e atualmente, integra a banda de Mart´Nalia.


>>

Thiaguinho da Serrinha

Thiaguinho da Serrinha

Bandolim

 Nasceu no Morro da Serrinha, Madureira, subúrbio carioca, um dos berços do samba e do jongo. Foi lá, aos 08 anos de idade, jogando bola, rodando peão e correndo atrás de pipa, que de passagem por uma escola da comunidade, ouviu o som do cavaquinho entoado por alunos de Rodrigo Maranhão do projetoTocando a Vida, logo se matriculou e seis meses após foi selecionado para fazer parte da Orquestra Jovem de Cordas Dedilhadas do Conservatório Brasileiro de Música. Foi também na Serrinha que, ouvindo os ensaios doJongo da Serrinha , despertou seu interesse pelo jongo e pela percussão.

Fez parte da Escola de Samba Mirim Império do Futuro, onde aprendeu todos o instrumentos, mais tarde fez parte da ala de agogôs do Império Serrano, sua escola do coração.

Já na adolescência, conheceu a cantora e pesquisadora Luciane Menezes que lhe mostrou o caminho dos ritmos regionais, sua outra paixão.

Como profissional já trabalhou com artistas da musica instrumental e cantada como: Xangô da Mangueira, Jovino Santos Neto, Rita Ribeiro, Luis Carlos da Vila, Hamilton de Holanda, Claudio Jorge, Tantinho da Mangueira,Dona Ivone Lara, Jussara Silveira, Tereza Cristina, Moacyr Luz, Ana Costa, Moyseis Marques, Nailor Proveta, Pedro Amorim, Alfredo Del Penho, Pedro Miranda, Roberto Isaías (Cantor Moçambicano), Maria Bethânia, Dona Yvone lara, Gilberto Gil, Marina Lima, Angelique Kidjo (Benin), Mayra Andrade (Cabo Verde), Margareth Menezes, Paulo Flores (Angola), Yuri da Cunha (Angola), Omara Portuondo (Cuba) entre outros.

Atualmente faz parte da banda que acompanha a cantora Mart'nália.

 

>>

Adriano Furtado

Adriano Furtado

Violão 7 cordas

Foi revelado pela “Orquestra Jovem de Cordas Dedilhadas” levando o melhor da música popular brasileira para as principais salas de concerto do Rio como o Teatro Municipal e o Teatro Carlos Gomes, logo depois dedicou-se aos estudos concluindo as graduações em violão clássico e a Licenciatura em Educação Artística, hoje o músico pertence a “Camerata de Violões” do Conservatório Brasileiro de Música com a qual já se apresentou por diversos estados brasileiros, Adriano mantém seus laços com a música popular tocando em bares nas noites do Rio. Já se apresentou com o Jongo da Serrinha e atualmente acompanha o cantor Lucio Sanfilippo com o grupo Razões Africanas.

>>

Pesquisar no site

©Descendo a Serra 2010 - Todos os direitos reservados - site elaborado por Letícia Brito